Estamos em todo o país.

Terapia da Fala

O que faz um terapeuta da fala?


O terapeuta da fala é o profissional de saúde responsável pela avaliação e intervenção em situações de comprometimento a nível da compreensão, da expressão da linguagem oral ou escrita, deglutição/mastigação, voz, comunicação, entre outras. O terapeuta da fala pode trabalhar com crianças, adultos ou idosos.

Com base nas preocupações relatadas e nas dificuldades observadas o terapeuta da fala faz uma avaliação (com recurso a instrumentos de avaliação sempre que aplicável) e elabora um plano de intervenção que envolve a própria pessoa, a família e todos os contextos onde a pessoa está inserida (casa, escola, lar) com o objetivo de melhorar a sua condição e recuperar competências e qualidade de vida.

Na equipa TSM Terapias em Movimento temos especialistas para cada área de atuação, o que nos permite trabalhar com pessoas diferentes queixas/preocupações assegurando sempre uma resposta à adequada!

Em que áreas é que o terapeuta da fala trabalha?

Envolve dificuldades em entender o que os outros dizem (compreensão) ou em expressar pensamentos de forma clara (expressão). O terapeuta ajuda a melhorar estas habilidades para que a pessoa consiga comunicar melhor.
Problemas de fala estão relacionados com a dificuldade em pronunciar sons corretamente: seja porque omite, troca ou distorce determinado som.
Esta dificuldade pode ter como causa uma alteração a nível articulatório (quando existem alterações orofaciais na causa deste problema, por exemplo a dentição, freio da lingua curto, etc ou alteações nas funções orais como por exemplo na respiração, habitos relacionados com uso da chupeta, etc). Por outro lado, os problemas de fala podem estar relacionados com alterações motoras causadas por exemplo por um Acidente vascular cerebral (AVC), Parkinson, paralisia cerebral, paralisia facial, etc.
Os problemas de deglutição referem-se à dificuldade em engolir, o que pode causar tosse ou engasgos.
A Disfagia é o problema de deglutição mais frequente e ocorre com elevada frequência em casos de Acidente vascular cerebral (AVC).
Neste tipo de situações o terapeuta ensina técnicas e estretégias para melhorar a deglutição e garantir que a pessoa se alimente de forma segura.
Os problemas de voz estão relacionados com a dificuldade em articular a voz de forma adequada e natural. Alguns sintomas são a rouquidão, o cansaço ao falar ou até a perda de voz. Questões como o tabagismo, alterações de temperatura, inflamações ou tumores são alguns dos fatores desencadeantes. O terapeuta da fala ajuda a pessoa a usar a voz de forma saudável, evitando danos nas cordas vocais.
O problema de fluência mais comum é a gaguez (dificuldade em passar de um som para o outro durante o discurso, o que gera um esforço acrescido para manter um discurso suave). Os problemas de fluÊncia podem manisfestar-se em qualquer idade e estão frequentemente associados a problemas de auto-estima e tensões musculares locais.
A terapia da fala trabalha para melhorar o ritmo da fala e reduzir a gaguez, tornando a comunicação mais fluente e harmoniosa.
A motricidade orofacial diz refeito à boca, face e pescoço. Quando existe uma alteração ou problema em uma dastas zonas pode gerar alterações na fala, na mastigação ou respiração. O terapeuta utiliza exercícios esepificos para melhorar a força e a coordenação dos músculos desta região e consequentemente reduzir o impacto nas áreas afectadas.

“Sabias que muitas vezes estes problemas estão interligados e que é preciso adotar várias abordagens para chegarmos ao resultado pretendido?”

Quando é que eu devo agendar uma consulta?

Crianças

Problemas de linguagem e de fala;
Perturbações da articulação (não diz os “r’s” ou o “lh”);
Roncopatia (dormir de boca aberta, ressonar, falta de ar/engasgamento);
Freio da língua curto;
Problemas no desenvolvimento global infantil (aquisição da fala está a demorar, não mantém contacto ocular, não tem intenção comunicativa, não aponta para o que quer, etc);
Dificuldades de sucção (bebés e recém-nascidos pré-termo);
Problemas de deglutição (engasga-se com frequência, não consegue engolir);
Problemas na introdução da alimentação com ou sem seletividade alimentar (se tem dificuldade em mexer o alimento an boca, em mastigar o alimento, etc);
Dificuldades de aprendizagem, nomeadamente na leitura e na escrita (troca de letras e palavras, erros – dislexia, disortografia);
Gaguez;
Défice auditivo;
Alterações da comunicação (ex.: autismo);
Atrasos na aquisição e no desenvolvimento da linguagem (Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down, Deficiência Mental…);
Perturbação/disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
Alterações da Motricidade Orofacial.

Aldutos e Idosos

Problemas de deglutição ou disfagia (engasga-se com frequência, não consegue engolir);
Gaguez;
Défice auditivo;
Roncopatia (dormir de boca aberta, ressonar, falta de ar/engasgamento);
Paralisia facial periférica;
Queimaduras da face e do pescoço;
Afasias e disartrias (sequelas de uma condição neurológica - por exemplo não conseguir dizer determinada palavra)
Problemas vocais (alterações na voz);
Patologias vocais (nódulos, pólipos…);
Perturbação/disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
Rugas provenientes do envelhecimento.

Pedir Orçamento

    #1 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
    Sami Wade, Promina Inc
    #2 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
    John Doe, CMS Supper Heroes
    #3 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
    Anna Ann, CMS Supper Heroes