Estamos em todo o país.

Planeamento de Alta Hospitalar

Planeamento da Alta Hospitalar, em que consiste?


O planeamento da alta hospital consiste em garantir que pessoa que esteve durante um determinado período de tempo em contacto hospitalar/de internamento está preparada para voltar a casa com segurança e com a maior autonomia possível. A intervenção no planeamento da alta hospital deve ser realizada pelo terapeuta ocupacional onde são avaliadas as competências e dificuldades atuais da pessoa e é realizado um plano para que, com base nessas competências e dificuldades, esta possa regressar a casa ainda que por vezes com o ambiente ligeiramente modificado. O objetivo é o de promover a máxima funcionalidade e qualidade de vida após a saída do hospital, evitar a institucionalização e permitir que o restante processo de reabilitação ocorra no domicílio.

Como saber se necessitamos deste tipo de apoio?


Se, no momento da alta as capacidades de determinada pessoa estão diferentes daquilo que eram quando deu entrada, o ideal será pedir uma avaliação. Esta avaliação irá permitir que o processo de regresso a casa ocorra de forma segura e suave.

O que é feito na avaliação?


O terapeuta ocupacional realiza uma avaliação das capacidades da pessoa nomeadamente: a mobilidade, a capacidade de realizar transferências de/para a cama/sanita/cadeira/chuveiro, competências cognitivas (se tem alterações de memória, orientação, etc.), se consegue realizar as atividades da vida diária de forma autónoma tais como: tomar banho, comer, preparar a refeição, ir à casa de banho, entre outras.
Todas estas competências são avaliadas e revistas com base nas características da própria casa da pessoa para que possa existir uma adaptação realista e possam também ser feitas recomendações para colmatar qualquer necessidade ainda que pontual. Estas adaptações ou modificações podem ser temporárias ou permanentes.

O processo (ideal):
Avaliar a pessoa ainda em contexto hospitalar/de internamento
Avaliar as características e barreiras que possam existir na casa em si;
Realizar modificações, adaptar o ambiente, adquirir produtos de apoio, fazer sugestões, ou outros conforme cada situação;
Rever a funcionalidade da pessoa na sua própria casa no próprio dia ou dia seguinte ao regresso;
Deve ser dada continuidade ao plano de reabilitação em casa com o objetivo de voltar ao seu nível de independência prévio.

Se regressou a casa sem que estes passos não tivessem sido feitos, não tem problema! Ainda vamos a tempo de ajudar!

Quais os problemas mais frequentes?


Os principais diagnósticos que levam à necessidade de um planeamento de alta hospitalar são:
- Acidentes Vascular Cerebrais;
- Doenças neurológicas tais como: Parkinson, Alzheimer, Traumatismo crânio-encefálico, etc.;
- Quedas;
- Fraturas, cirurgias ortopédicas (fémur, anca, etc.) ou amputações;
- Etc.

Pedir Orçamento

    #1 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
    Sami Wade, Promina Inc
    #2 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
    John Doe, CMS Supper Heroes
    #3 Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
    Anna Ann, CMS Supper Heroes